CLIQUE AQUI PARA RETORNAR À PÁGINA DA MFL2009
O que é?

MOSTRANDO FILMES LIVRES
Hay que leer de atras para adelante, de lo contrario no sucede nada
Nicanor Parra, Chile

A DIFICULDADE DE ser original, hoje, no mundo, é tremenda. Não apenas no fazer/mostrar filmes, mas em tudo, pois quase tudo já teria sido feito, querido, mostrado, esquecido. Mais fácil é seguir a vida a copiar (métodos, estilos, desejos e práticas), numa atividade que eticamente Seria até pior que a passividade assumida. A atual sociedade acostumou-se com o mediano sendo bom, às vezes ótimo, bastando ser eficaz, funcional. Então a crescente banalização de tudo, também dificultando o reconhecimento do que de fato interessa, as vanguardas, aquilo que, hoje, pratica o amanhã, pois o habita. Via permanente indexação planetária é questão de ordem sacar que as cartas na mesa deste novo velho mundo estão online e são tão pluralmente tenebrosas quanto ótimas.

Fenômenos como YOU TUBE (que diariamente exibe 70 milhões de vídeos!), a chegada (bem atrasada por sinal, como quase tudo em termos tecnológicos no Brasil) da TV Digital e da Rede Wi-Max (de transmissão de dados sem fio, em banda larga, a um baixo custo) apontam no caminho da interação cada vez maior entre todas as interfaces e mídias disponíveis. Quem mais ganha e perde, como sempre, é a sociedade em geral, que nunca teve tantas facilidades de expressão criativa como hoje ao mesmo tempo que nunca foi tão sacudida pelas centenas de novas traquitanas jogadas mensalmente nos mercados do hemisfério norte. Máquinas, produtos eou signos fabricados em série para um público ávido por mais e mais novidades que, tantas vezes, não passam de apetrechos de alienação, com louvor.

Finalmente, quando a presidência da ANCINE é ocupada por um jovem curta-metragista como Manoel Rangel, são claras as indicações de que os próximos anos prometem ser quentes com relação ao foco estatal no que tange o desenvolvimento do ainda pífio mercado (interno) produtor, distribuidor e exibidor de filmes nacionais. Parte de nosso trabalho na MFL é desmistificar o fazer e o mostrar filmes pois lutamos por mais espaço, visibilidade e (como não?) por mais viabilidade comercial para os filmes independentes no Brasil de agora. Para que em breve seja possível viver de se fazer curtas e filmes experimentais basta que tais nichos` sejam bem tratados e menos taxados.

Assim, queremos participar deste diálogo aberto entre a LINGUAGEM e o MERCADO, entre a ARTE e o papel do Estado neste cenário tão cativante como explosivo, repleto de lendas, egos e políticas às vezes descomprometidas com o coletivo. Na MFL vamos exibir filmes que buscam alternativas na linguagem audiovisual ao mesmo tempo que vislumbram um melhor horizonte mercadológico.

A MFL é o único evento no Brasil com premiação exclusiva para filmes realizados sem apoio do Estado, assim como é a única mostra que não exclui filmes de acordo com sua idade, sua cor ou com o tamanho da sua bitola. Seríamos, então, um evento aberto e plural, algo EXPERIMENTAL, antenado com as constantes mudanças em nossa sociedade local/mundial, um evento democrático que preza pela dialética entre curadoria, júri, público e realizadores. Queremos a valorização da espontaneidade assim como dos tantos cinemas sensíveis, de poesia, filmes primitivos eou autorais, feitos na Raça e com Tesão, que ecoam os mesmos gritos ancestrais dos tantos artistas irreconhecíveis ou famosos, imagens e sons que reviram o planeta, fazendo a vida audiovisual valer a pena!

E agora, com o apoio da OI Futuro, faremos duas oficinas de vídeos gratuitas. Também repetiremos a “Noite Livre”, que em 2006 lotou o Parque Lage e que em 2007 vai balançar o Cine Íris, numa festa como o centro do Rio ainda não viu! E se em 2006 fizemos a primeira itinerância da MFL, quando por uma semana ocupamos o Palácio das Artes em Belo Horizonte, agora a meta é levar a MFL para mais cidades. Outra linda novidade é que pela primeira vez a MFL será gratuita.

Depois de 5 meses de curadoria e pré-produção a MFL 2007 está pronta para acontecer de fato. Por duas semanas tentaremos ser um interessante painel do que se tem feito audiovisualmente de forma independente no Brasil.

Félicidades,

GUILHERME WHITAKER
MOSTRANDO FILMES LIVRES

(A Mostra do Filme Livre (MFL) nasceu há 6 anos no Rio e, desde então, vem sendo também um evento experimental, que se permite inventar, a cada edição, métodos diferenciados em sua curadoria, programação e realização. Exemplos? aceitar filmes de todos os formatos, gêneros e durações, e não bastando isso, filmes de todas as épocas, algo inédito no mundo brasileiro; também a valorização, com prêmios exclusivos, para filmes realizados por própria conta, sem apoio estatal (e como 88% dos filmes inscritos pra 2007 foram realizados sem apoio estatal, comprova-se que estamos antenados com nosso público fazedor de filmes!); e a fórmula da curadoria fazer as indicações aos prêmios e justificar no catálogo tais escolhas com textos de quem fez o recorte do recorte, dos que viram todos os filmes inscritos (em 2006 foram 700 inscrições); a nossa curadoria. Para a MFL 2007 foram recebidas 645 inscrições de filmes.)

Locais onde a MFL 2007 acontece:

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20.010-000
Tel: 21 3808 2020
www.bb.com.br/cultura
Funcionamento:
Terça a Domingo de 10h às 21h

Casa França-Brasil
Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.010 - 060
Tel: 21 2253 5366
www.casafrancabrasil.rj.gov.br
Funcionamento:
Terça a Domingo de 12h às 20h

Espaço Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Rio de Janeiro - RJ - CEP 22.220-040
Tel: 21 3131 3060
www.institutotelemar.org.br/oifuturo
Funcionamento:
Terça a Domingo de 11h às 20h

Serviço WSET
Rua Voluntários da Pátria, 98 / 1114 Botafogo - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.270-010
Tel: 21 2539 7016






› Busca
› Mais sobre a MFL
 • O que é? 
 • Palavra da Curadoria
 • Premiação MFL
 • Parcerias e Apoios
 • Gastronomia
 • MFL's Passadas
 • Equipe MFL 2007
 • Fale com a gente
 • Arquivo de notícias
 • Arquivo de vídeos

› Sobre a Inscrição
 • Regulamento 
 • Autorização para exibição na MFL


Promoção
Organização

© MFL2007 - Realização WSET Multimídia | Desenvolvimento rivello.net