MFL 2017 - Clique aqui para conferir!

Oficina GIF à Milanesa - BH

Oficina GIF à Milanesa - BH

Onde: CCBB Belo Horizonte - na Sala Multiuso (2 andar) 

Quando: de 8 a 13 de junho de 2016, das 10 às 13h

Professor: Leo Pyrata

Inscrições abertas até 20 de maio ao meio-dia - 30 vagas!  VEJA NO FINAL DO TEXTO OS SELECIONADOS

Participação gratuita

O GIF, Graphics Interchange Format, algo como formato para intercâmbio de gráficos) é um formato de imagens de mapa de bits muito usado na internet quer para imagens fixas, quer para animações.

O GIF é hoje uma manifestação visual de arte sequencial que tomou a internet de assalto pelo imediatismo de sua difusão e pela facilidade de sua feitura.

Como fenômeno genuíno da Net Art, nos últimos anos ele tem firmado seu status de produto artístico autoral reconhecido através de festivais internacionais especializados como o Museu o Moving Images em Nova Iorque, Transnumérique na Europa e da Bienal de Artes Mediales do Chile na América Latina e mais recentemente com o acontecimento da primeira Mostra Nacional de Gifs no Brasil.

Diante desse panorama, a oficina GiF à Milanesa da Mostra do Filme Livre surge com a intenção de facilitar o acesso a produção de GIFS desmitificando o ato da criação apresentando  diversas ferramentas e aproximando o público da oficina dos diversos processos possíveis de feitura. Seja através de aplicativos de celulares, softwares e sites especializados da internet como ferramentas possíveis para criação bem como a investigação artística de varias etapas do processo como a pesquisa de imagens para apropriação e transformação, além da apresentação das diversas  possibilidades distintas de criação em suas variadas modalidades distintas como stop motion, cinemagraph, remix, glitch e broken gifs . O objetivo da oficina é a produção de gifs a partir dos caminhos apresentados no processo  mas também de viabilizar outros caminhos possíveis que possam ser apresentados pelos participantes.

O perfil dos participantes é amplo e vai desde curiosos com essa plataforma de discurso artístico ainda que completamente leigos até animadores, motion designers, cineastas, estudantes de design, cinema e artes visuais em geral cobrindo a faixa etária de oito a oitenta anos.

Sobre o professor:  Leo Pyrata é cineasta e artista visual. Atua no cinema mineiro e no cinema pernambucano  tendo dirigido,montado e roteirizados diversos filmes desde 2010.Recentemente teve uma retrospectiva de seus trabalhos  de curta metragem no Fronteira Festival de documentário e cinema experimental. Trabalhando com Gifs tem uma obra prolifica de mais de mil gifs produzidos e é artista oficial do Giphy, o maior portal de Gif Art do mundo, além de ter três trabalhos selecionados para a primeira Mostra Nacional de Gifs.


Alunos selecionados para a oficina:

Ana Luiza Soares Dias

André Pádua de Paula

Bruno Luiz S. Guimarães

Caio Fleury Rangel Teixeira

Cláudio Henrique da Cruz Calixto

Daniel Lucas Junqueira

Francisco de Assis Pereira

Gabrielle Lafetá Curi

Gustavo Matos

Igor Gonçalves Pimenta

Igor Zaidan Reis

Jaqueline de oliveira

João Gabriel Morais Passos

José Vitor Rodrigues Cardoso

Lucas Campos do Amaral

Luciano Bicalho Laranjo Costa

Luiza Palhares

Maick Hannder Lima Porto

Marina Alcantara Saldanha

Pedro Felipe de Castro Oliveira

Pedro Henrique Duarte Flores

Renata Silva

Rodrigo Pereira Rodrigues

Sérgio Henrique Carvalho de Mendonça

Ulianna Marcia de Oliveira

Inscrições encerradas!

Catálogo MFL 2016
em PDF

PROGRAMAÇÃO

JULHO

D S T Q Q S S
          1 2
3 4 5 6 78 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            

AGOSTO

D S T Q Q S S
  1 2 3 45 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

GALERIA DE FOTOS